sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A origem do nome da Quinta



Segundo a Caderneta Predial Rústica, a propriedade tem o nome de Barroca do Matoso. A confusão com o nome de Caldelas justifica-se por a propriedade fazer fronteira com várias outras propriedades com esse nome, e por nos registos da ARBI (Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova) constar o nome de Caldelas. Mas na verdade o nome verdadeiro é Barroca do Matoso, o nome que consta na caderneta.

Segundo o dicionário Priberam, Barroca significa: do Ár. burka, mau solo de areias; s. f., barreiro; areal pedregoso; passagem funda entre penedos ou barrancos. Já o Dicionário da Língua Portuguessa da Porto Editora diz que Barroca quer dizer: s. f. escavação natural; barranco; Barreiro, Piçarra. (De barro+-al). No mesmo dicionário, Barranco significa: s. m. sulco feito no solo pelas enxurradas; barroca; ravina; precipício; (fig.) obstáculo. (De origem pré-romana).

Na verdade numa as extremidades da propriedade (NO) passa de facto um sulco que só corre em épocas de chuva, portanto uma barroca. Esta Barroca, que assim classificada parece tão insignificante, é afluente do Ribeiro das Caldelas, que por sua vez é afluente do Rio Pônsul, afluente do grande rio Tejo.

Quanto ao Matoso, inclino-me mais para que fosse o nome de um antigo dono de uma daquelas propriedades ou de todas que têm esse nome, do que pela definição do dicionário da Priberam que diz: adj., cheio, coberto de mato; em que há mato.

Sem comentários: